Brócolis salteado com castanhas de caju e gergelim preto

Completar com frutos secos suas receitas é uma boa maneira de adicionar ácidos graxos saudáveis, fibras, ferro e outras substâncias com efeito anti-inflamatório na sua dieta. Neste prato adicionar castanhas de caju e gergelim preto a um salteado de brócolis e lombo de porco temperado com mel.

Atualizado el21 de novembro de 2017, 10:11

TODOS OS BENEFÍCIOS DESTE PRATO

Brócolis

Ao igual que a couve-flor e couves-de-Bruxelas, brócolis pertence à família das brassicaceae, que se destacam pela sua contribuição de fitoquímicos. Estes são potentes antioxidantes com propriedades anticancerígenas, que protegem principalmente contra o câncer de colo de útero, de mama, estômago e próstata.

Estes benefícios do brócolis promovidas graças às suas vitaminas antioxidantes A, C e e, juntamente com seus amionoácidos, e minerais como o potássio e o zinco. Além disso, o brócolis contém uma boa quantidade de proteínas, ácido fólico e ferro e ajuda a reduzir o excesso de colesterol, cuidando bem da saúde do nosso coração.

Comer brócolis é excelente para fortalecer nosso sistema imunológico e manter a nossa saúde ocular. Também, graças ao seu conteúdo em cálcio, fósforo e magnésio, mantém os ossos fortes e saudáveis. Por ser rico em fibras, ajuda-nos a eliminar as toxinas, radicais livres e o ácido úrico, e purificao nosso sangue e a nossapele.

Lombo de porco

Considerada como uma carne branca, a carne suína é rica em proteínas de alto valor biológico, é recomendável para o desenvolvimento muscular, o que nos fornece os aminoácidos necessários para que o nosso organismo faça corretamente as suas várias funções.

No caso do lombosão uma das partes do porco de mais qualidade, mais saborosa e de textura mais sucos, que além disso tem muito pouco conteúdo de gordura saturada.

É uma boa fonte de vitamina B1, boa para equilibrar nosso estado de ânimo e lutar contra o stress e a depressão. Também tem um alto teor de vitamina B3, benéfica para o sistema circulatório e recomendável para combater doenças como a diabetes ou a artrite. Além disso, fornece minerais como ferro, zinco, potássio, fósforo, magnésio, iodo e selénio.

Caju

São uma fonte de energia muito nutritiva. Como a maioria dos frutos secos, as castanhas de caju fornecem gorduras saudáveis que são benéficas para o coração e o sistema nervoso. Seus ácidos essenciais Omega 6 têm propriedades anti-inflamatórias e vasodilatadoras , que ajudam a combater o colesterol alto, e má circulação, as doenças do coração e artrite.

As castanhas de caju contêm fibra (em menor proporção do que os outros frutos secos) e adicionam vitaminas e minerais com propriedades antioxidantes. Além disso, são um dos alimentos mais ricos em cobre e uma boa fonte de selênio, magnésio e fósforo.

Gergelim preto

Originária da Índia e África, a prata de gergelim tem variedades diferentes das que se obtêm sementes de cor branca, vermelha, marrom e preto, e todas elas trazem inúmeros benefícios nutricionais .

Do gergelim preto destacar o seu alto teor em ferro e fibras (fornece mais do que as outras variedades) e tem menos quantidade de óleo que são mais agradáveis ao paladar. Também são uma boa fonte de ácidos graxos insaturados, que ajudam a regular os níveis de colesterol, de cálcio, que mantém os nossos ossos fortes e previne a osteoporose, e proteína vegetal.

Mel

Traz uma boa quantidade de vitaminas do grupo B, C, D e E), minerais (cálcio, cobre, ferro, magnésio, manganês, zinco, fósforo e potássio) e antioxidantes e oligoelementos muito benéficos. Mel facilita a digestão, estimula o sistema imunológico, regula o açúcar no sangue e também nos ajuda a conciliar o sono.

Complete o seu menu de hoje com…

  • Segundo, hambúrguer vegetal com refogado de tomate e uma pitada de alho e cebola, que traz um extra de vitaminas antioxidantes.
  • De sobremesa, iogurte sabor.

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