14 dicas para dormir bem | Saúde

1. Coloque o despertador sempre à mesma hora. Procure ter horários regulares para dormir e o que o corpo pedir. “Se você dorme 7 horas é absurdo tentar forçar a dormir 8 porque seja a recomendação da maioria dos livros”, diz o dr. Soares.

2. Foge das questões transcendentais. Não é uma boa idéia tentar resolver problemas de trabalho ou falar de assuntos muito delicados, pouco antes de ir dormir. Certamente te metas na cama e não pare de dar voltas.

3. O Esconde seu despertador! Durante a noite não há que olhar a hora, já que isso produz ansiedade. Lembra-Nos que deveríamos já estar dormindo e começamos a calcular o tempo que nos resta para acordar. Má idéia.

4. Vá dormir quando tiver sono. Parece óbvio, mas são muitas as pessoas que esperam a uma hora específica para retirar-se para a cama.

5. Nem crianças nem animais de estimação.
A doutora Merino diz que não é bom que as crianças durmam com seus pais. A cama também deve ser território proibido para animais de estimação.

6. Cuidar do ambiente. Procura quarto em que você dorme esteja limpo, ventilado e com temperatura agradável.

7. Um banho quente.
Uma hora e meia antes de deitar enche a banheira até em cima. Dê seus sais de banho favoritas, acende umas velas e coloque sua música relaxante. O contraste de temperatura no final do banho faz com que a cama te pegar entre suas redes e não se solte até a manhã seguinte.

8. Nada de esporte à noite
. Se você fizer exercício após o jantar dificultarás o sono. O melhor é que você saia do ginásio, pelo menos, 4 horas antes de deitar.

9. Não se prenda com a insônia.
Concentre-se em algo que dormes seguro (embora não se dê conta). Um estudo realizado pelo US National Sleep Foundation constatou que dois terços dos participantes dormem uma hora a mais do que pensavam.

10. Se você. A luz artificial dos aparelhos eletrônicos jogue com o seu relógio interno e bloqueia a produção de melatonina. Evita o computador, o tablet, a tv e os móveis, duas horas antes de deitar.

11. Jantar. Deve ser entre 2 e 3 horas antes de deitar. O doutor Segarra recomenda refeições ligeiras ao jantar que incluem alimentos ricos em triptófanos (os encontrará em cereais, produtos lácteos, frutas como a banana e carnes como o peru).

12. Esqueça a sesta
. Se você não pode resistir quer que seja antes das 4 da tarde e que não ultrapasse os 30 minutos. Se não o fizeres corres o risco de dificultar a conciliação do sono.

13. Passeie ao longo da manhã. Segundo um estudo do Lighting Research Centre de Nova York algum movimento pela manhã ajuda-te a que à noite se entre o sonho meia hora antes do habitual.

14. Não beber nada antes de deitar. Se o fizer, pode ser que passe a noite realizando excursões à casa de banho. O que preguiça, né?

15. Parar de Roncar também faz parte para um sono tranquilo! Por isso muitas pessoas tem adquiridos produtos como Stop Ronco para uma noite de sono melhor e sem ronco.

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