11 hábitos diários que combatem a acidez

Atualizado el16 de julho de 2018, 22:11

Quase todos temos notado alguma vez um refluxo de ácido, subindo do estômago. Quando isso acontece é porque o esfíncter esofágico inferior, a válvula que fecha a passagem entre o estômago e o esfíncter, foi excessivamente relaxado.

  • Se notas ao menos duas vezes por semana consulta com o seu médico porque pode ter uma úlcera de estômago ou uma hérnia de hiato.
  • No resto dos casos, os conselhos que oferecemos aqui ajudam a evitar estas lesões.

1. Evite refeições pesadas

Não exagere com as gorduras, doces, chocolate, cebola, nem as especiarias. Também Limita o café, frutas cítricas e bebidas carbonatadas.

  • O trigo e outros cereais que contêm glúten (aveia, cevada e centeio) são um problema para algumas pessoas. Investiga o que te afeta.

2. Inclui glutamina (os ovos) em sua dieta

Alguns estudos têm encontrado que a glutamina, um aminoácido, ajuda a regenerar o tecido do esôfago e o estômago danificado pelo refluxo.

  • Aqui a proteína animal: carne, frango, peixe, ovos e produtos lácteos. Estes alimentos podem ajudá-lo, mas dentro de uma dieta equilibrada.

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Sem desconforto

3. Enche seus menus de ácido fólico

De acordo com algumas pesquisas, a vitamina a (B9) pode reduzir o refluxo ácido. Faltam mais estudos para corroborarlo mas não mais do que se assegure-se as doses ideais em sua dieta (300 a 400 microgramas por dia).

  • O ácido fólico, encontrado em vegetais de folhas verdes (rúcula, espinafre, escarola, agrião, acelga) e em amendoins, feijões secos, abacate…

4. Dorme um pouco interno

Levanta a cabeceira de sua cama para dormir algo levantado à noite. A gravidade ajuda a que a comida não suba.

  • Não durma sobre dois travesseiros porque o esôfago é então dobrado (como se fosse uma mangueira de jardim) e aumenta a pressão no estômago. A chave é que os ombros também sejam levantados.

5. Confira os medicamentos que tomas

Certos medicamentos e suplementos podem aumentar o refluxo ácido. Pergunte a seu médico, porque às vezes existem alternativas.

  • Os antidepressivos tricíclicos ou os sedativos e tranquilizantes (incluindo as benzodiazepinas) o agravam.

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INFO-MEDICAMENTOS

6. Reduz a gordura abdominal

A maioria das pessoas que sofrem da doença do refluxo gastroesofágico tem excesso de peso. O excesso de gordura em torno do abdômen piora dos sintomas porque acrescenta pressão sobre o estômago.

  • Emagrecimento alguns quilos já vai notar uma melhoria.

7. Busca formas de relaxar e descansar

O stress e a ansiedade piorar o refluxo. Os estudos mostram, que fazem com que se sintam pior.

  • Identifica as situações que se enfatizam e se cansam, e busca formas de evitá-las ou prepare-se para elas com técnicas de relaxamento.

8. Come em um ambiente tranquilo

Devemos insistir em fazer isso já que a digestão é controlada pelo sistema nervoso parassimpático, o que predomina quando se relaxar.

  • Este sistema é o que dá a ordem para as glândulas que secretam sucos gástricos e regula os movimentos dos órgãos e vísceras envolvidos no processo digestivo.

9. Você pode ajudar a hormona do sono?

É chamada assim porque regula o nosso ciclo de sono-vigília. Geralmente prescribirse para tratar a insônia. No entanto, nos últimos anos, os pesquisadores estão vendo que os suplementos de melatonina também podem aliviar o refluxo ácido.

  • Sua estrutura química é semelhante à do omeprazol, que é um dos anti-ácidos mais usados. De se confirmar a eficácia da melatonina para tratar até mesmo úlcera péptica, seria uma grande notícia, porque não tem os efeitos secundários deste fármaco.

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Descanso

10. A atividade física suave melhora o refluxo

O exercício físico leve ou moderada (caminhar, nadar ou andar de bicicleta 30 minutos por dia) pode ajudar a reduzir as suas queixas.

  • Sabe-Se que melhora a função ambulatorial do esôfago, contribui para esvaziar o estômago e promove o trânsito intestinal.
  • Além disso, ajuda a perder peso, o que também melhora o problema.
  • Ajuda também a controlar o stress e a ansiedade, que podem estar por trás de azia e o refluxo.
  • Mas atenção! Não faça exercícios intensos porque você poderia aumentar a pressão sobre o abdômen e o efeito seria negativo.

11. Come com tempo

Mastiga sempre lento e não deixe que a sua mente “te traga problemas enquanto come.

Escolha bem. Além do café, evita o chocolate, álcool, caldos de carne, gorduras aquecidas e refrigerantes.

  • E segue uma dieta mediterrânea (a verdadeira, rica em vegetais, peixes e azeite de oliva). Vários estudos têm demonstrado que costuma ser mais eficaz do que o uso de medicamentos para diminuir a acidez do estômago.

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